Tinta epóxi para pintura de azulejos: tire suas dúvidas

Pintar os azulejos é uma maneira mais econômica e rápida de fazer uma transformação em seu banheiro. Um dos produtos mais indicados para realizar esse tipo de procedimento no revestimento de seu banheiro é a tinta epóxi.

pintura-de-banheiro-com-tinta-epoxi
Aplicada com o rolo a tinta epóxi fica melhor

Com boa aderência às superfícies cerâmicas, a tinta epóxi tem alta resistência a umidade e produtos químicos, e por isso é altamente indicada para a pintura de azulejos e pisos. Por ser um composto resinado, a tinta epóxi ainda ajuda a proteger o seu revestimento de infiltrações nos rejuntes e do descolamento das placas cerâmicas.

Existem diversas variações do produto, incluíndo compostos específicos para a pintura rápida, atóxica e sem cheiro. Apesar de pouco mais cara, apresenta vantagem para quem precisa de reformar banheiros ou cozinhas rapidamente e não pode sair da residência.

Para quem está na dúvida entre se o melhor é o uso da tinta epóxi ou a tinta acrílica para pisos e azulejos, vale observar as diferenças: enquanto a tinta acrílica possui melhor preço, a tinta epóxi ganha em durabilidade e melhor aderência às cerâmicas dos revestimentos. Já em comparação com a reposição do azulejo (entre custos de removação, recolocação e materiais), a tinta epóxi é a opção mais econômica.

Colorido, pode! Solução divertida e rápida para transformar
Colorido, pode! Solução divertida e rápida para transformar

Vendidas de várias formas, as tintas epóxis podem ser compradas em conjunto de componentes (separada em catalisador, diluente, fundo e esmalte), ou nos chamados “monocomponentes”, que já são misturas prontas para o uso.

Sobre a pintura, a tinta epóxi deve ser preferencialmente aplicada com rolo. E, dependendo do tipo de cerâmica a receber a pintura, podem ser necessárias até quatro demãos para ter cobertura completa e homogênea do produto.

15 respostas para “Tinta epóxi para pintura de azulejos: tire suas dúvidas”

  1. Com respeito a resistência desta pintura, descasca com facilidade? Vi que a tinta epoxi em casos que pode ser utilizada como opção de piso que se parece com porcelanato, sobre o piso será que consigo este efeito?

  2. bom dia !

    quero pintar minha cozinha o piso da parede , já existente parece com marmore rosado claro , vai cobrir bem ? e como poderei limpar com produtos desengordurante , nao vai danificar a pintura ?

  3. Eu posso colocar a tinta com bisnagas? Tenho um lavabo muito pequeno o de um galão de 3,6 é suficiente, mas queria fazer 3 listras coloridas. Então gostaria de dividir tinta branca em 3 partes para obter 3 cores.. Posso?

  4. TRABALHO COM PAPEL DE PAREDE E GOSTARIA DE SABER SE POSSO APLICAR O PAPEL DE PAREDE ACIMA DA PAREDE PINTADA COM TINTA EPÓXI E TER UMA DURABILIDADE BOA DO PAPEL ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *