Dicas para aplicar tinta epóxi no revestimento

Mais forte e mais durável, a tinta epóxi é adequada para pintura de pisos (ou qualquer outra superfície), onde haja necessidade de reforço extra para as ações de umidade e corrosão. Com mais aderência do que as tintas tradicionas, a “tinta” epóxi é na verdade uma resina que permanece mesmo em superfícies de baixa porosidade, como é o caso dos revestimentos cerâmicos. Amplamente utilizado por indústrias, seu uso tem sido expandido para uso em residências e outros locais.

Dicas para pintar banheiro com epóxi

Dicas para pintar banheiro com epóxi

A aplicação de tinta epóxi pode ser feita por você se realizada em um ambiente menor, no entanto, o ideal é que este trabalho seja feito por profissionais qualificados, que tenham experiência da pintura.

Uma outra dica importante é que a tinta epóxi não vem pronta, na maioria das vezes. Salvo produtos especiais (e mais caros no mercado), que já vem preparados, a maioria das resinas é composta por dois componentes: tinta e catalisador. Antes da aplicação, porém, a mistura deve ser realizada seguindo instruções do fabricante.

Quando homogeneizadas, as misturas a base de epóxi devem descansar de 20 a 30 minutos, e pode ser necessário o acréscimento de um diluente, de acordo com o produto utilizado. É necessário observar, porém, que a mistura pronta tem vida útil curta e por isso deve ser feita aos poucos para que não se perca o material. Durante a aplicação, se algum respingo cair, faça a limpeza imediata, antes que a resina seque.

Por fim, observe o clima local e a ventilação do ambiente no que diz respeito a secagem do produto. Para banheiros pequenos e sem ventilização pode ser recomendado o uso de ventiladores ou outro equipamento que favoreça a renovação do ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *