Na hora de escolher o estilo de seu banheiro, a escolha dos materiais dos revestimento vão ter muita influência. Escolhidos de acordo com o estilo da decoração, o tipo de uso do banheiro e o gosto pessoal do morador, são diversas as opções para revestir.
De pisos comuns, passando por porcelanatos polidos aos modelos que simulam madeira e cimento às pastilhas diferenciadas, cortiças, pedras naturais ou sintéticas, resinas, espelhos e mais o que a criatividade mandar. Banheiros passaram a ser donos de personalidade própria e viraram espaço importante na decoração.
Vamos falar um pouco sobre cada opção:
Azulejos: Os mais tradicionais revestimentos para banheiros, os azulejos vem em vários tipos e tamanhos e, se a parede estiver pronta para recebê-los, normalmente são os revestimentos mais econômicos. Podem ser combinados de tantas maneiras que o fato de ser econômico não significa que não podem ser graciosos no banheiro.

Mármores e granitos: polidos ou rústicos, as diversas pedras de mármore ou granito podem ser utilizados em banheiros, idealmente em revestimentos. Com o tempo, o mármore pode se tornar poroso e por isso não devem ser utilizados em áreas que recebem incidência direta de água – como por exemplo dentro do boxe. Funcionam bem para quem gosta de um estilo mais clássico, mas hoje em dia pode ser substituído com louvor por peças bastante nobres de porcelanatos.

Pedras sintéticas: Opções como marmoglass, nanoglass, silestone ou limestone são indiscutivelmente sofisticadas. A escolha das cores e dos padrões pode ser selecionada na compra, criando diversos efeitos. São revestimentos mais caros mas extremamente duráveis.


Resina: A resina permite criar efeitos diferentes. Ao mesmo tempo que pode ser utilizada para criar uma sensação neutra no banheiro, quando aplicada em uma cor sólida e uniforme nos pisos e paredes, ela pode ser o centro das atenções quando em cores chamativas ou com efeitos decorativos. A maior vantagem é seu efeito autonivelante e a possibilidade de uso em diversas superfícies, facilitando a instalação.

Granilite: A granilite é uma mistura de resina e resíduos de granito. Possuem efeito interessante, não tem emendas e são extremamente duráveis. Podem ser polidos ou ásperos (os chamados fulget) e com diversas opções de cor.

Porcelanato: O porcelanato ganhou mercado e hoje é hegemônico em banheiros. Utilizado no piso ou na parede, é o material com mais opções no mercado. Desde os que imitam outros revestimentos, como os ladrilhos hidráulicos, madeiras de demolição, cimento queimado, mármores até aqueles de aspecto mais clássico, como os de cor sólida e polida. Retificados, criam unidade no visual do revestimento.

Cimento queimado: Cimento queimado tem ganhado espaço nos banheiros modernos. O ar rústico ou industrial vai de como ele será combinado com os outros elementos. Se bem feito, é econômico e duradouro. O único cuidado é a manutenção e a instalação que deve ser feita de modo a evitar trincas.

Pastilhas: De vidro ou cerâmica, as pastilhas são outro elemento recorrente. Também possuem vários preços e opções, e criam ambientes sofisticados ou divertidos, de acordo com o tipo de peça escolhida. Em termos de cuidado e instalação, são bastante similares aos azulejos e porcelanatos, sendo, no entanto, um pouco mais exigentes em relação aos espaços de rejunte que aparecem muito mais.

Papel de parede: Já existem no mercado os chamados papéis de paredes impermeáveis, prontos para revestir banheiros e áreas com muita umidade. São mais caros que os papéis convencionais, mas são resistentes à ação da água. Não são recomendados porém dentro das áreas do boxe onde recebem água de maneira muito incisiva.
