Porcelanato retificado é melhor?

Um porcelanato (ou até mesmo um piso) ser retificado diz respeito ao aspecto de suas bordas. Retificados, como o nome diz, tem bordas retas – ao contrário dos porcelanatos não retificados, que são chamados “bold”.

Porcelanato retificado unifica o visual

Porcelanato retificado unifica o visual e dispensa muito rejunte em sua instalação

De modo geral, os porcelanatos se diferem dos pisos convencionais por serem compostos cerâmicos de maior qualidade e durabilidade – divergindo inclusive em sua materia prima principal: enquanto são feitos de massa de argila branca, as cerâmicas tradicionais usam argila vermelha.

No caso do tipo de borda, os retificados são mais valorizados no mercado porque seu acabamento – usando as chamadas juntas secas – são mais primorosos. Isso porque os porcelanatos retificados devem ter juntas de dilatação bem pequenas, normalmente 1mm. Já os pisos ou porcelanatos com bordas tradicionais costumam precisar em média de 8mm de dilatação.

Nesse aspecto, o retificado se torna uma excelente escolha porque além de mais bonito economiza na quantidade de rejunte necessária e evita problemas que podem ser causados por bordas de dilatação mais largas, como, por exemplo, mofo ou escurecimento no rejunte.

Uma ideia sobre “Porcelanato retificado é melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *