Pisos e azulejos: O que é PEI ou PI?

azulejo-piso-pi-pei-o-que-significa

Um dos atributos mais importantes na hora da escolha do piso ou revestimento para o seu banheiro, é escolher o PI (ou PEI) da cerâmica. Essa sigla, significa Porcelain Enamel Institute – nome do instituto americano que convencionou o padrão normativo para o coeficiente que determina a resistência à abrasão das placas cerâmicas.

A abrasão é o desgaste do piso ou revestimento cerâmico, provocado por atrito, com solados e partículas de sujeira (terra, areia, etc) – que pode provocar risco, manchas ou até trincados.

Parece complicado, mas na prática é mais simples: a partir do PI você escolhe o tipo de piso ou revestimento mais adequado para utilizar em seu banheiro (ou outros lugares de sua casa). Basicamente, é o PI que difere os azulejos (utilizados somente para revestimento das paredes), dos pisos (que podem ser utilizados tanto para o chão quanto para paredes).

Na hora de comprar o revestimento para seu banheiro, você vai encontrar os seguintes tipos:

PI 1 – o tipo mais frágil de esmalte cerâmico, que não aceita atrito e pode ser utilizado exclusivamente para as paredes. É possível perceber que as peças são muito mais finas que peças normalmente utilizadas para o piso.

PI 2 – eventualmente, pode ser utilizado para pisos, porém só é recomendado para lugares com pouco tráfego –  já pode ser utilizado em banheiros – mas considere um PI maior para banheiros de muito uso ou cozinhas, por exemplo, de modo a evitar trincos e manchas.

PI 3 – suporta melhor o tráfego, e pode ser utilizado em residências – mas ainda deve ser evitado em áreas como garagens.

PI 4 – indicado para áreas de alto tráfego, como garagens ou estabelecimentos comerciais, com muito movimento de pessoas.

PI 5 – são indicados para lugares com altíssimo tráfego de pessoas, como shoppings, aeroportos e locais públicos de alto fluxo de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>