Instalar primeiro o piso ou o azulejo?

Mais uma dúvida comum na hora de revestir os banheiros: o que devemos assentar primeiro – pisos ou revestimentos? Claro que para tudo na construção, a resposta depende.

Instalação de pisos e azulejos
Instalação de pisos e azulejos

O mais adequado é instalar o piso, fazendo o revestimento começar somente acima da linha do mesmo. Se o revestimento for até o teto, o ideal é começar de baixo para cima, de forma a deixar o acabamento e possíveis diferenças e recortes para a parte mais alta da parede. No entanto, se a junção entre piso e parede ficar oculta por algum móvel, é aceitável utilizar a ordem inversa.

A norma técnica (NBR 13753/96), porém, discorre que o assentamento de peças cerâmicas deve ser feito baixo para cima, de fiada em fiada. Apesar disso, o profissional pode decidir de começa de uma das laterais ou do centro – e isso também depende de qual parte da parede é o centro das atenções em seu banheiro. A escolha deve sempre começar das áreas mais visíveis, deixando o arremate – quando as peças são recortadas – para áreas mais ocultas.

Antes de fazer, entretanto, vale a pena tentar definir a paginação em escala menor para evitar erros e decidir a melhor opção.

4 respostas para “Instalar primeiro o piso ou o azulejo?”

  1. Se o piso e o revestimento forem o mesmo e necessite que as juntas de piso sigam as da paredes o ideal é fazer o piso pois o comodo pode estar fora de esquadro e com o piso colocado conseguirá seguir esse padrão

  2. Boa noite td bem ,gostaria de tirar uma duvida,estou para fazer o acabamento em um banheiro,este tem uma coluna e netsa quero assentar pastilhas ,tenho uma duvida se assento as pastilhas primeiroo ou assento os revestimentos,por favor tire me essa duvida ,desde de já muito grato,boa noite.

  3. Olá bom dia, o correto para colocar revestimento no banheiro, seria começar pelo piso
    deixando um espaço de 3mm a 5mm de rejunte nos cantos, obs: não encostar o piso na parede, depois de rejuntar com epoxi e respeitar a secagem.
    A sim colocar o revestimento na parede, dessa forma vç não terá problema com infiltração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *