Como fazer: pintura de azulejo

Uma das maneiras mais rápidas, fáceis e econômicas de mudar a aparência do revestimento do banheiro é fazendo a pintura das peças cerâmicas. Ótima opção para quem não gosta dos azulejos que tem em casa, a pintura proporciona uma mudança completa sem o tradicional quebra-quebra das reformas.

Você pode fazer a pintura por conta própria, mas precisa se ater nos seguintes itens: o azulejo não deve ter nenhuma pintura anterior (se tiver, confira o post Como fazer a repintura de azulejos), além de estar limpo e seco.

Vamos ao passo a passo:

1) Comece pela escolha da tinta: existem esmaltes indicados para azulejos e pisos que terão ou não contato com a água. Será necessário o uso de uma tinta base – normalmente encontrada sob o nome de fundo epóxi – que serve para melhorar a fixação do produto.

Pintura de azulejo com tinta epóxi

Pintura de azulejo com tinta epóxi

2) O primeiro passo é a limpeza da superfície com detergente neutro e água. Após o procedimento, passe um pano seco e espere um tempo para garantir que a parede estará livre de qualquer umidade.

3) Para iniciar o processo, utilize a tinta de base – ou o chamado fundo para tinta epóxi branco – diluído e aplicado conforme as instruções dos fabricantes . É importante observar que o preparado époxi é o mais indicado para esse tipo de pintura, pois é a substância que melhor se adere na superfície das cerâmicas e resistirá ao uso e umidade de seu banheiro.

4) Após a aplicação passe cuidadosamente a primeira demão de esmalte epóxi de acordo com a recomendação do produto. Cubra os azulejos e rejunte. Espere secar (recomenda-se 24 horas entre as aplicações) e passe a segunda demão. Ao secar, se necessário, pode reaplicar a tinta ainda uma terceira vez.

5) Aguarde secar e mantenha a pintura limpando a superfície somente com água e sabão neutro. A tinta é resistente mas é necessário evitar o uso de esponjas ou escovas que podem danificar a superfície, além dos produtos abrasivos.

 

Uma ideia sobre “Como fazer: pintura de azulejo

  1. Pingback: Como refazer a pintura do azulejo | Revestimento para Banheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *