Como assentar o piso e revestimento

A primeira dica é para otimizar a instalação é a escolha do piso. Saber as medidas do ambiente x o tamanho das peças cerâmicas a serem instaladas. Esse trabalho prévio é importante para evitar muitos recortes e definir a partir de que ponto deverá ser iniciada a paginação do piso.

Para ambientes maiores, as peças de 80x80cm ou até 1x1m são recomendadas. Porém, essas peças, por serem grandes e de difícil manuseio devem ser instaladas com pelo menos duas pessoas trabalhando.

A segunda parte do trabalho consiste em decidir como as peças serão instaladas. Em ambientes quadrados, por exemplo, pode valer a pena a instalação reta – ou seja, alinha-se a peça com a parede. Em casos de ambientes fora de esquadro ou com muitos recortes, a instalação diagonal pode ser mais adequada. Pode ser necessário fazer o recorte de algumas peças para cobrir toda área. Nesse caso, um cortador de azulejo será necessário.

Espátula dentada para argamassa

Espátula dentada para argamassa

Em seguida, deve se saber a distância de colocação entre as peças, seguindo as instruções do fabricante da cerâmica. Utilize os espaçadores plásticos para garantir que as peças fiquem bem instaladas, sem espaços irregulares.

Depois, prepare a argamassa e aplique com uma espátula dentada – essa espátula irá garantir melhor aderência entre cerâmica e superfície. Faça a mistura conforme as indicações do fabricante e o tipo de local onde você irá aplicar.

Por fim, instale as peças, aguarde secar conforme as instruções e não trafegue na área. Após a secagem da argamassa é a hora da aplicação do rejunte entre os azulejos e esperar secar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *